Como usar paredes pretas sem escurecer o ambiente

Existe quem ache que o preto é uma cor sombria. Mas, para muitos, ele é sinônimo de sofisticação e bom gosto. Se usado da forma correta, paredes pretas podem proporcionar bastante personalidade ao ambiente. Apesar de ser inusitado para alguns, utilizar a cor preta nas paredes do quarto de quem sofre de insônia, por exemplo, pode ajudar a melhorar a qualidade do sono. A seguir, confira algumas dicas para criar um ambiente sofisticado e iluminado, mesmo utilizando paredes pretas. 

 

 

Como criar um ambiente sofisticado com paredes pretas?

 

Uma das principais vantagens das paredes pretas é sair do comum e proporcionar um toque de personalidade ao ambiente. Mas, para que o ambiente não fique escurecido, o ideal é que as paredes pretassejam combinadas com cores claras no piso, ou até mesmo com um mobiliário de bastante cor.

 

Para alguns arquitetos, as paredes não devem ser pintadas de preto, propriamente dito. Mas de algum tom de grafite bem escuro. Mas, é preciso de muita atenção na hora de ir às compras – existem mais de 100 tons de preto disponíveis no mercado.

 

Obviamente, tudo depende da forma que o ambiente for composto. O preto deve ser utilizado de forma racional. Por exemplo, em ambientes com o pé direito muito alto em que você quer trazer a sensação de aconchego, pintar o teto de preto é uma boa opção.

 

Não quero escurecer o ambiente. Quais as dicas?

 

Mesclar as paredes pretas com cinza e branco cria contraste e movimento a qualquer ambiente. Você também deve escolher peças chave para direcionar o olhar de quem entra no ambiente. Além  disso, você pode harmonizar a paleta de cores pela saturação. Saia da base preta chapada e dilua o ambiente em cinzas claros, médios, escuros e até com branco. Com isso, você cria um ambiente com grandes planos pretos, e pequenos e médios em cinza.

 

Além das dicas citadas acima, investir em uma boa iluminação de paredes pretas é ideal para criar pontos focais no projeto. Você deve pensar para onde quer direcionar o olhar do visitante, quais os pontos devem chamar atenção. Caso você queira gerar um clima de conforto, o uso de uma iluminação mais difusa, como arandelas e abajures ajuda na ambientação de paredes pretas. Nada melhor que um ambiente aconchegante, não é mesmo?

Confira também:

As melhores formas de remover manchas das paredes

BIOPROTECT METALATEX TINTA ANTI MOFO

Como reformar e pintar Móveis de Madeira