As melhores formas de remover manchas das paredes

Ao pintar ou reformar uma casa é comum desejar que as paredes permaneçam em bom estado por um longo tempo. Por isso, riscos, lascas ou manchas na parede pode causar um grande desespero no momento.

 

As manchas nas paredes são inevitáveis ao longo do tempo, principalmente para quem possui crianças em casa. Entretanto, é possível aplicar alguns truques básicos e caseiros para preservar a pintura. 

 

 

Manchas em paredes brancas

 

Para remover manchas em paredes brancas, podemos considerar o uso de detergente comum e água morna. Já em manchas mais complexas, é recomendada uma mistura de vinagre branco e água morna. Em ambos os casos deve-se utilizar um pano de microfibra ou um pano branco macio. É indicado que faça movimentos leves, pois evita a remoção da pigmentação.

 

Marcas de mãos e manchas de gordura

 

É recomendado que neste caso seja utilizado detergente comum e água morna. Em casos de rastros de gordura, o detergente deve agir por mais tempo e, então, repetir a ação.

 

Desenhos à lápis ou canetinha

 

No caso da limpeza de lápis grafite, deve ser utilizado uma borracha branca, e aplicá-la com delicadeza. Caso o contrário, pode danificar a pintura. Ao limpar paredes brancas, é recomendado usar um solvente (com álcool ou acetona). Para evitar que o risco se amplie, o uso de um cotonete na aplicação da substância é essencial. Se houver alguma insegurança sobre o processo, um pequeno teste pode ser realizado num canto da parede antes. Em paredes coloridas, o procedimento acima pode causar danos a pintura. Sendo assim, o ideal é escolher tintas laváveis.

 

Mofos

 

Para o caso de mofos, basta utilizar uma mistura de vinagre branco, ou peróxido, e água morna. O procedimento deve ser repetido até que os danos sejam totalmente eliminados.
Caso haja manchas mais severas, o uso de água sanitária diluída em água pode ajudar.

 

Como remover as manchas na parede sem prejudicar a tintura?

 

Tratando-se de paredes com tinta comum, basta aplicar algumas gotas de detergente neutro com um pano ou esponja umedecida. A aplicação deve ser devagar, sem força ao esfregar. Deixe a espuma agir por alguns minutos e a retire.

É fundamental não utilizar produtos solventes, removedores ou produtos de limpeza multiuso. Também não é indicado remover a sujeira de uma vez, apenas esfregando, pois pode piorar as manchas na parede.

 

Confira também:

BIOPROTECT METALATEX TINTA ANTI MOFO

Como reformar e pintar Móveis de Madeira

Como usar paredes pretas sem escurecer o ambiente